Benefícios do Pilates para Gestantes

Já é comprovado que praticar atividade física durante essa fase da vida da mulher oferece diversos benefícios, principalmente em relação com um parto saudável.

Dito isso, o método Pilates é uma excelente escolha para as futuras mamães, pois sua prática trabalha tanto o fortalecimento, como o alongamento, além de utilizar a respiração durante todos os exercícios, o que facilita a oxigenação do bebê e a conexão da mulher com as transformações do seu corpo.

Falando em respiração, as técnicas para respirar de maneira correta são essenciais para as gestantes, pois ensinam uma lenta inspiração e expiração que irão ajudar a acalmar a mãe e a aliviar as dores durante as contrações do parto.

O método não precisa de muitos ajustes para atender à gestante, só é necessário priorizar exercícios que trabalham o assoalho pélvico, região que merece atenção por suportar todo o peso do bebê e por ser o centro do parto.

Outra dica é investir em exercícios voltados para as costas e o quadril, que são focos comuns de dor ou incômodo durante o período gravidez.

É importante lembrar da importância de que os exercícios sejam adaptados para cada trimestre, condição física de cada mulher, e executados de forma lenta e controlada. Ou seja, respeitar a individualidade de cada uma, o que faz com que o método se torne ainda mais seguro.

Principais benefícios que a prática de Pilates durante a gestação pode oferecer:

  • Estabiliza da coluna lombar, diminuindo e prevenindo dores nesta região.
  • Fortalece o assoalho pélvico ; prevenindo os casos de incontinência e facilitando o parto em si.
  • Ajuda a manter uma boa postura e consequentemente fortalece o cinturão abdominal, contribuindo e dando força aos músculos mais profundos como o transverso e o psoas.
  • Reduz as dores que aparecem por causa da rápida alteração corporal neste período.
  • Melhora a qualidade do sono, o que consequentemente aumenta a energia diária.
  • Aumenta a resistência física, alcançando maior agilidade e controle do peso.
  • Ensina uma forma de respiração mais adequada (profunda e controlada).
  • Melhora a circulação sanguínea, auxiliando no retorno venoso, o que irá reduzir o inchaço comum nas gestantes.
  • Bom-humor! Movimentar-se, sair da rotina e cuidar de si farão com que a gestante fique relaxada e aliviada e portanto, irá se sentir mais feliz.
  • A convivência semanal com profissionais da área da saúde ajuda ela a se sentir mais segura.
  • Maior rapidez na recuperação pós-natal e consequentemente ajuda a voltar ao seu corpo antes da gravidez em menos tempo.

Mesmo com todas essas vantagens na escolha desta modalidade, o profissional deve estar capacitado para lidar com esse público, para aproveitar os benefícios do método sem expor a gestante a nenhum risco.

Não se pode afirmar com certeza que uma mulher ativa e praticante de pilates terá um parto normal, mas há uma grande chance de isso acontecer, em comparação com uma gestante sedentária.

Sendo assim, o Pilates para gestantes irá trazer saúde, equilíbrio e conforto para a mulher grávida e por esses e outros tantos benefícios, que o Pilates tem se tornado uma das modalidades preferidas das futuras mamães.