Muitas pessoas estão se familiarizando com a síndrome da ATM. ATM é a abreviação de articulação temporomandibular (articulação que permite abrir e fechar a boca).
Quando a ATM se torna um problema, pode gerar uma síndrome com uma série de sintomas: dores de cabeça, na região cervical e do musculo trapézio, na coluna lombar, na mandíbula e nos dentes, assim como distúrbios visuais, problemas digestivos, e até alterações e humor.
O Dr John Upledger (Osteopata D.O. e o responsável por desenvolver a Terapia Craniossacral) descreve o caso de uma paciente com sintomas de Disfunção de ATM em seu livro ¨Seu médico interno e você¨: (vou resumi-lo e deixar com uma linguagem mais simples para que leigos possam entender)
Paciente sofria de dores intensas no lado esquerdo do rosto, dores de cabeça e problemas relacionados a coluna cervical regularmente, inclusive com irradiação para ombro e braço esquerdo. A avaliação revelou que os ossos temporais (onde se alojam as orelhas) estavam mal posicionados por causa de uma tensão na membrana dura-máter na altura da coluna lombar. Essa tensão era proveniente de um mal posicionamento do osso sacro e no estado de tensão alterado do músculo piriforme (localizado na região glútea). Ao saber disso a paciente se lembrou de um tombo que sofreu um período antes dos sintomas começarem.
Esta queda resultou numa torção dos ossos da pelve, que se manteve se contraíram para fazer uma imobilização da pelve e impedir que a lesão fosse pior. O problema é que muitos mecanismos que nos protegem em momentos de emergência começam a causar danos posteriormente.
Os músculos piriformes contraídos não permitiam que o osso sacro se movimentasse de maneira adequada, o que estava causando uma tensão anormal no tubo da membrana dura-mater, subindo pela coluna até o interior da cabeça. As membranas dentro do crânio são vulneráveis a alterações de tensão na dura-mater espinhal e por isso levaram a um mal posicionamentos dos ossos temporais. Foi criado uma desigualdade de um lado em relação ao outro. Como a mandíbula é um osso ímpar, quando as duas cavidades dos ossos temporais (direita e esquerda) não estão equilibradas, uma ou ambas articulações temporomandibulares ficam sob estresse. Inicia-se então a Síndrome da ATM.
O Doutor Upleadger iniciou o tratamento regularizando a tensão no músculo piriforme e só após normalizou as tensões na dura-mater e por fim tratou os ossos temporais. O tratamento durou 2 meses, mas desde a primeira consulta a paciente já referiu uma grande melhora dos sintomas.