Reflexos Primitivos e a Aprendizagem

Desde o útero, o bebê é capaz de fazer movimentos rítmicos e repetitivos com a função de proteção e integração com o meio ambiente a partir do nascimento. 

Esses movimentos são respostas à Reflexos Primitivos comandados pelo tronco encefélico (porção mais rudimentar do cérebro humano). Através deles são criadas milhares de conexões entre as regiões mais primitivas e as mais desenvolvidas do cérebro. Essas conexões são responsáveis pelo início da amamentação, pelo aprendizado de movimentos mais refinados, pela coordenação motora, pela motricidade dos olhos e da musculatura responsável pela fala, pelo desenvolvimento de reflexos posturais, pelo comando de respostas emocionais frente a estímulos externos e pela capacidade cognitiva. 

Um bebê que não se movimentou adequadamente no primeiro ano de vida, passando por todos os marcos de desenvolvimento (permanência de bruços com apoio dos membros superiores, pivotear, restejar, rolar, sentar com e sem apoio, engatinhar, andar na lateral e andar para frente) pode não ter integrado (¨desligado¨) os reflexos primitivos e isso significa que existirão resíduos de movimentos involuntários que irão atrapalhar a aquisição de movimentos voluntários, planejados e mais refinados. 

A integração dos Reflexos Primitivos estará refletida mecanicamente na motricidade para a fala, na capacidade de adequação visual, no controle postural e na coordenação motora. Além disso, como essa integração é feita através da criação de muitas conexões neurais entre diferentes regiões cerebrais, haverá uma resposta direta na maturação cognitiva e emocional da criança. 

Um exemplo prático: uma criança que não consegue manter postura automaticamente, terá um gasto energético muito maior para conseguir manter-se parada para absorver conhecimento. Dessa forma, é esperado que a criança disperse com mais facilidade ou  se irrite com a necessidade de se manter quieta. 

Muitos diagnósticos de Hiperatividade, TDAH, desvios posturais e de comportamento, podem ter a sua origem na movimentação inadequada no primeiro ano de vida e consequente não integração dos Reflexos Primitivos. 

Os principais sinais são: 

- não conseguir manter o foco em apenas um estímulo;

- não conseguir manter postura;

- fraqueza muscular e dificuldade com esportes;

- necessidade de mudar a posição da cabeça ou da folha para escrever ou desenhar;

- dificuldade em sentar adequadamente e se manter na posição para o aprendizado; 

- dificuldade na fala;

- movimentos involuntários de boca e/ou pescoço quando há a intenção de fazer movimentos manuais mais complexos.

Através do diagnóstico correto e execução de exercícios simples, rítmicos e repetitivos é possível integrar os reflexos primitivos em qualquer idade. Mas as diferenças são percebidas mais nitidamente em crianças em fase de aprendizado (de 5 a 12 anos).